Make your own free website on Tripod.com

Site do Prof. Omar Carline Bueno

Home | Sobre o Curso de Comunicação Social | Eventos | Horário de Aulas - PP | COMUNICAÇÃO DE MARKETING - Plano de Ensino | COMUNICAÇÃO DE MARKETING - Teoria e Prática | PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA APLICADA AO TRABALHO DE CURSO - Plano de Ensino | PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA APLICADA AO TRABALHO DE CURSO - Teoria e Prática | PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO - Plano de Ensino | PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO - Teoria e Prática | . | . | APS | ENTIDADES DA PUBLICIDADE | Jogo de Mercado - Regras | Atividades Complementares | Horário de Provas - PP | Fale Conosco








PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO - Teoria e Prática

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 2019


07/08 -  P - Aula inaugural / Plano de Ensino / Bibliografia / Disciplinas On line/DPs / APS / ED / AtC / Escolha do representante / Montagem das agências / Revitalização de logo da agência e defesa (levar material para criação) / Os produtos/serviços a serem trabalhados serão os de cada agência de semestre anterior. 


14/08 - T - (DATA SHOW) PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 01 - Filosofia empresarial e os planos de marketing e de comunicação - Introdução



21/08 - P - Apresentação da logo de agência revitalizada e respectiva defesa (Rafes aprovadas e histórico da logo) / (DATA SHOW) PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 02 - Pesquisa e análise de perfil de clientes


28/08 -  T - PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 03 - Briefing



04/09 - P - Entrega da logo revitalizada, em prancha rígida, 4cm de margem, over lay e book da defesa de revitalização / Montar um Plano de Comunicação - Tópicos a serem estruturados: Identidade corporativa - Filosofia empresarial: missão, visão e valores / Definição, conceituação e alinhamento do plano de marketing com as estratégias corporativas / Análise de cenários (macroambiente e microambiente) análise de mercado e identificação de oportunidades


11/09 - T -  PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 04 - Branding


18/09 - P - Assessoria ao Planejamento de Comunicação 


25/09 - PROVA B1


02/10 - T - (DATA SHOW) - PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 05 - Objetivos, estratégias e ferramentas de comunicação


09/10 - P - Assessoria ao Planejamento de Comunicação 



16/10 - P - PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 06 - Plano de Mídia



23/10 - T - Entrega do Plano de Comunicação em book (ABNT) / (DATA SHOW) PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 07 - Criação



30/10 - P - (DATA SHOW) PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 08Orçamento de comunicação e marketing


06/11 - ENCOMUN


13/11 - PROVA B2


20/11 - FERIADO


27/11 - SUB
04/12 - EXAME

11/12 - Semana de revisão de provas e exames

18/12 - Fim do semestre letivo



NP1


PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 01


Filosofia empresarial e os planos de marketing e de comunicação


Introdução


O Objetivo desse módulo é explicar a relação entre: Filosofia Empresarial (Missão, Visão, Valores), Plano de Marketing e Plano de Comunicação. Esses três elementos são determinados a partir da análise de cenários econômicos, políticos, legais, tecnológicos, sociais e culturais.


Porém, antes de falarmos sobre esses aspectos, para que haja o correto entendimento dos conceitos acima, vamos primeiramente mostrar a evolução do conceito do marketing no Brasil e no mundo, definir conceitos importantes, que são a base para o entendimento das três dimensões do marketing, seu processo de administração e o composto de marketing e seu papel no cenário empresarial no início deste século.


Neste módulo serão abordados os seguintes tópicos:


1.     Identidade corporativa: Filosofia empresarial: missão, visão, valores.


2.     Definição, conceituação e alinhamento com o plano de marketing e com as estratégias corporativas.


3.     Análise de cenários (macroambiente e microambiente), análise de mercado e identificação de oportunidades.


    1. Identidade corporativa: Filosofia empresarial: missão, visão valores


O marketing, neste início de século, tem evoluído ao longo dos anos em função das transformações sociais, econômicas, tecnológicas, culturais, ecológicas e concorrenciais, as quais tendem a ocorrer mais rápido.


Kotler, Kartajaya, Seitavam (2010, p. 3) destacam as seguintes fases do marketing: O marketing focado no produto durante as eras industrial (Marketing 1.0); O marketing voltado para a criação de valor para o cliente, ocorrido na era da informação (Marketing 2.0) e ocasionando o surgimento da segmentação de mercado; O marketing voltado para a oferta de soluções para os problemas da sociedade (Marketing 3.0).


Para melhor explicar o marketing 3.0, os autores subdividem a era do marketing 3.0 em três grandes forças: participação, paradoxo da globalização e sociedade criativa.


Na junção dessas três forças encontra-se um novo perfil de consumidor, mais consciente do ponto de vista social, a quem podemos denominar de ‘consumidor colaborativo’.


Para Kotler, Kartajaya, Setiawan (2010, p. 6) as transformações que ocorrem na sociedade requerem das empresas ações de marketing e comunicação que contemplem:


- A nova onda tecnológica como força propulsora para seus negócios.

- O mercado constituído de pessoas com coração, mente e espírito.

- Um novo conceito de marketing que considere os valores de uma sociedade em constante transformação.

- As diretrizes de marketing da empresa com base em sua Missão, Visão e Valores.

- Uma proposição de valor que englobe os aspectos funcionais, emocionais e espirituais.

- Interação com os consumidores a partir da colaboração de um-para-muitos.


Nota-se a importância de empresas colaborarem com seus consumidores, requisitando dos profissionais de marketing uma melhor percepção das vontades e dos propósitos de seu público-alvo.


Os consumidores mais colaborativos são também os maiores usuários das mídias sociais, facilitando a interação um-para-muitos, citada anteriormente. A interação colaborativa entre as marcas e os seus consumidores pode exercer papel importante no resultado das ações de marketing e comunicação das empresas.


A partir dessa visão é possível considerar o futuro do marketing conforme a tabela 1.1 a seguir.


 

Tabela 1.1 O futuro do marketing

As disciplinas de marketing

O conceito atual de marketing

O futuro conceito do marketing

Gestão de produtos

Os 4Ps (Produto, Preço, Praça, Promoção)

Co-criação

Gestão do cliente

Segmentação, definição de mercado alvo, posicionamento

“Comunicação”

Gestão da marca

Construção da marca

Desenvolvimento da personalidade

Fonte: (KOTLER, KARTAJAYA, & SETIAWAN, 2010, p. 36)

 


Nota-se que na visão dos autores as disciplinas se complementam. Assim, no que se refere à disciplina de gestão de produtos, a tendência está na co-criação dos mesmos, permissível através da interação facilitada pelo adequado uso da tecnologia. Essa co-criação torna-se possível a partir de plataformas genéricas, nas quais os consumidores individuais personalizem essa plataforma de acordo com suas preferências pessoais. A interação por meio do feedback do consumidor permite o enriquecimento da plataforma na rede de consumidores. Um exemplo é a campanha realizada pela PepsiCo para a marca Rufles® denominada “FAÇA-ME UM SABOR ®”, ocorrida no ano de 2016.




Figura 1 – Campanha de co-criação da PepsiCo.