Make your own free website on Tripod.com
Home | Sobre o Curso de Comunicação Social | Eventos | Horário de Aulas - JOR | Horário de Aulas - PP | Comunicação de Marketing - Plano de Ensino | Comunicação de Marketing - Teoria e Prática | Criação e Redação Publcitária Aplicada ao PREX - Plano de Ensino | Criação e Redação Publicitária Aplicada ao PREX - Teoria e Prática | Criação Publicitária - Plano de Ensino | Criação Publicitária - Teoria e Prática | Produção Publicitária em Rádio, TV e Cinema Aplicada ao PREX - Plano de Ensino | Produção Publicitária em Rádio, TV e Cinema Aplicada ao PREX - Teoria e Prática | APS-II | ENTIDADES DA PUBLICIDADE | Jogo de Mercado - Regras | Atividades Complementares | Horário de Provas - JOR | Horário de Provas - PP | Fale Conosco

Jogo de Mercado - Regras

Site do Prof. Omar Carline Bueno

JOGO DE MERCADO
 
§1. O Jogo de Mercado é uma atividade que se aplica a todos os alunos de Publicidade e Propaganda da UNIP de Sorocaba.
 
§2. O aluno entra no jogo a partir do seu primeiro dia de aula, independentemente do semestre no qual ele foi matriculado.
 
§3. Cada aluno será integrado em uma equipe chamada de Agência.
 
§4. Cada Agência deve conter, inicialmente, 4 alunos, podendo chegar a 5 dependendo do número total de alunos.
 
§5. As Agências serão montadas, no 1º semestre, através de sorteio, já no primeiro dia de aula prática da disciplina de Publicidade e Propaganda.
 
§6. Para o primeiro sorteio serão utilizados apenas os nomes dos alunos que estiverem na lista de chamada no dia do sorteio.
 
§7. Os alunos que vierem depois, serão distribuídos, por sorteio, em novas Agências, sempre em número de 4. Caso sobrem 3 ou menos alunos, serão distribuídos em outras Âgências, até o número máximo de 5, a partir da primeira Agência montada e assim sucessivamente. Se todas as Agências já contiverem 5 integrantes e ainda sobrarem alunos, serão retirados os últimos integrantes das últimas Agências montadas, para comporem a nova Agência.
 
§8. Durante o 1º Semestre do curso, essas Agências não deverão sofrer qualquer alteração de integrantes. Caso um ou mais integrante abandone o curso a Agência deve seguir em frente mesmo que apenas um integrante permaneça.
 
§9. Cada Agência terá como primeiro trabalho prático, criar marca e logomarca, caracterizando-se desta forma como uma autêntica Agência de Propaganda, passando a partir de então a pontuar no "ranking" do jogo a cada tarefa passada. Cada tarefa vale um número de pontos, sempre apresentado na pontuação da tarefa anterior, que equivale à diferença da última para a antepenúntima do "ranking".

§10. Apenas a pontuação final, apresentação do PREX, terá sua pontuação dobrada.
 
§11. Os trabalhos solicitados serão sempre apresentados (apresentação formal) ao cliente (professor/coordenador das disciplinas envolvidas), que se apresentará com as diversas posturas encontradas no mercado, a cada apresentação, devendo os integrantes da Âgência assumirem atitudes inerentes aos "diversos" clientes de forma a estabelecerem excelentes relacionamentos profissionais, no intuito de garantirem a conta.
 
§12. Ao Cliente é dado o direito de críticar e sugerir, durante a apresentação dos lay outs. Cabe à Agência fazer as alterações para que o Cliente, uma vez satisfeito, "pague" (com nota) o serviço prestado.
 
A Agência tem o direito de zerar qualquer integrante que por ventura não participe das atividades de criação e produção das peças e campanhas solicitadas. Para tal, basta que o nome do integrante não esteja no selo personalizado da Agência, nas peças entregues. É importante, também, que o integrante relapso seja informado, para que tome providências e participe nos jobs seguintes.
 
Nos dias das apresentações, é obrigatória a presença de todos os integrantes sob pena de perder (o integrante faltante) um ponto à cada falta, na média da nota de prática, no final de bimestre.

Nas apresentações será medida a participação de cada integrante, podendo perder 0,5 ponto na média, o integrante que não apresentar postura adequada ou conhecimento do assunto apresentado.

Os Jobs não entregues na data solicitada, serão rejeitados e zerados. Também serão zerados os Jobs plagiados. Significa que a agência deve pesquisar antes de finalizar.
 
Para o 2º Semestre, haverá novo sorteio dos integrantes das Agências, permanecendo, no entanto, as Agências criadas no semestre anterior.
Significa que a empresa se mantém, mas os integrantes não necessariamente. Contudo, a pontuação do ranking é mantida para as Agências. Caso o número de alunos seja menor que o necessário em relação ao número de Agências, serão consideradas falidas as Agências que tiverem menor pontuação.
 
Poderão ser criadas novas Agências. No entanto, as novas Agências não terão pontuação no ranking, devendo começar do zero, como acontece no mercado.
 
Para o 3º e 4º Semestres segue a mesma regra do 2º Semestre.
 
Para o 5º e 6º Semestres, não mais haverá sorteio dos integrantes, mas apenas as agências serão sorteadas para os grupos já montados. Como já existe um conhecimento amplo da capacidade e habilidades de todos os profissionais desse nosso mercado (nosso curso), as Agências poderão, a partir de então,  demitir ou admitir profissionais. Cada profissional fica com a responsabilidade do seu marketing pessoal. Se for bom, será procurado e disputado. Se for ruim, será delegado a segundo plano e terá que lutar para conseguir se erguer.  As regras para abertura e fechamento de novas Agências permanecem as mesmas desde o 2º semestre.

A partir do 5º semestre, não haverá número mínimo de integrantes, mas haverá o limite máximo de 6 integrantes.

Caso vários profissionais, de Agências diversas, queiram formar uma nova Agência, existe a possibilidade, levando-se em conta que, novas Agências começam do zero no ranking.
 
A partir do 7º semestre, que é quando tem início o Projeto Experimental - PREX (TCC), as Agências registradas junto ao coordenador do PREX, só poderão sofrer alterações de seus integrantes a cada estágio do trabalho do PREX, ou seja, integrantes poderão trocar de agência, bem como poderão ser zerados pelo grupo, por concenso, caso tal integrante não execute suas funções no estágio em andamento.
 
A Agência vitoriosa será a que obtiver maior pontuação no ranking incluíndo a produção e apresentação do Projeto de final de curso, PREX.
 
Qualquer dúvida em relação ao regulamento do JOGO de MERCADO, poderá ser discutida com o Coordenador do curso, Prof. Omar Carline Bueno, orientador desta atividade.